A importância da educação inclusiva

Na Revista Educação Especial, o artigo Educação inclusiva: uma escola para todos (2018) elucida sobre a inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Os autores enfatizam que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social, pedagógica e acima de tudo, democrática.

É importante pensar que a educação inclusiva abrange os esforços e o investimento em infraestrutura do colégio, mas também soma-se ao apoio do corpo docente, da família e de toda a sociedade na busca por melhores condições.

Como se tornar inclusivo?

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano disponibilizou 11 livros gratuitos sobre a educação inclusiva. Confira aqui!

De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium – IDDC) sobre a Educação Inclusiva, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito, nos seguintes termos:

  • Reconhece que todas as crianças podem aprender;
  • Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, raça, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.e. HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);
  • Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
  • Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
  • É um processo dinâmico que está em evolução constante;
  • Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.

As crianças precisam crescer juntas, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito. Através do artigo citado no primeiro parágrafo, conclui-se que:

É preciso que entendamos que o ato de incluir é, antes de tudo, uma lição de cidadania e de respeito para com o próximo. Incluir é reconhecer que existem outros de nós que precisam participar de todos os meios, seja profissional, educacional, social, independente das diferenças.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize