A liberdade do amor para o Cromossomo 21

Além do padrão de beleza estabelecido pela sociedade que já falamos por aqui, existem outras inúmeras questões que permeiam a vida de quem tem Síndrome de Down.

Dia 12 de Junho é Dia dos Namorados. Nós, da Edur, sabemos e acreditamos que não existe limitação e nem preconceito no amor (pelo menos não deveria existir). Esse sentimento é livre em todas as suas formas e cores. A Síndrome de Down carrega todos esses significados e mostra a forma mais pura de amar, além disso, a inclusão se refere às infinitas possibilidades de amar e ser amado. 

Filme – Cromossomo 21

O filme Cromossomo 21 (2016) , do diretor Alex Duarte, retrata o amor entre uma jovem com T21 e um garoto sem. O roteiro fala de amor, superação e independência. O longa é protagonizado pelos atores Luís Fernando Irgang e Adriele Pelentir.

Foto/Divulgação do filme Cromossomo 21

Através do filme, foi possível criar um projeto social mais elaborado que viaja o Brasil todo com palestras sobre inclusão social, dando autonomia às pessoas com Síndrome de Down, ajudando e incentivando os pais a acreditar no potencial de seus filhos. 

Vale destacar ainda que Cromossomo 21 foi o longa que representou o Brasil na ONU em 2017 durante o evento que tratava da Síndrome de Down. Com a missão de realizar a inclusão na prática, o Cromossomo 21 atua em atividades e projetos em prol do desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com Síndrome de Down, autismo e outras deficiências. O objetivo é fornecer informações e suporte sobre as fases da vida, do nascimento à fase adulta, permitindo que todas as pessoas alcancem o protagonismo e autonomia. 

E no interior de Goiás essa história se tornou real. O casal Izabel e Zé, de Morrinhos, simbolizam esse amor! Ela tem Síndrome de Down e ele não. Deste amor, nasceu Cristinna Maria, que explica a história dos seus pais.

Por fim, é importante lembrar dos direitos básicos de todos os cidadãos e isso inclui amar sem medo. Que o dia do amor possa nos lembrar da importância e responsabilidade de compartilhar a vida com alguém, de somar e de passar por cima de todos os obstáculos. O amor é para todos e todas! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Toda instituição educacional deveria ter ,equipamentos de tecnologia ,com conteúdo exclusivo para trabalhar com os alunos de diversos tipos.

    Toda instituição educacional deveria ter ,equipamentos de tecnologia ,com conteúdo exclusivo para trabalhar com os alunos de diversos tipos de inclusão, pois tem tipos de deficiência intelectual, que o aluno não consegue desenvolver a escrita, nem a leitura. Mas ele é ouvinte e guarda todas as informações na memória.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize