Atividades para pessoas com Síndrome de Down na quarentena

Todos nós já levantamos os pontos negativos da quarentena, mas você já parou para pensar no tempo que você ganhou para conviver com as pessoas que vivem ao seu lado? Que tal aproveitar esse momento de ficar quieto em casa para se desenvolver e desenvolver as pessoas que estão ao seu lado? Confira no blog de hoje ideias de atividades para pessoas com Síndrome de Down. 

Primeiros passos

Para bebês com Síndrome de Down, é fundamental que seja desenvolvida a força dos músculos. Isso vai ajudar o bebê a ficar menos molinho e vai capacitá-lo para dar os primeiros passos. Confira dois vídeos com fisioterapeutas, que ensinam atividades para pessoas com Síndrome de Down, a serem realizadas nos primeiros meses de vida do indivíduo.

Primeiras palavras

É uma delícia ouvir o filho pronunciar a primeira palavra, e mais legal ainda é ver a criança desenvolvendo a fala e aumentando as suas capacidades comunicativas. Nessa fase, uma ótima opção são vídeos musicais, como os da Galinha Pintadinha. A combinação de imagem, som e legenda, ajuda a criança a aprender os sons das palavras. 

Primeiras frases

Outra dica de atividades para pessoas com Síndrome de Down são ideias que ajudam no desenvolvimento da escrita. No vídeo aqui embaixo, um pai dá a ideia de escrever uma palavra no isopor e pedir para a criança contornar. Isso ajuda na associação das palavras e também no fortalecimento da musculatura da mão. 

Atividades sensoriais

No vídeo abaixo, uma mãe dá ótimas dicas de atividades para pessoas com Síndrome de Down para ajudar com a sensibilidade e também, para aliviar o estresse. A primeira receita que ela faz é de chantilly e corante comestível, a segunda é arroz, vinagre e corante. Nessa ideia do arroz ela comenta que espera uns minutos antes de entregar as porções para a filha dela para que o vinagre evapore. Na terceira receita ela coloca três objetos diferentes dentro dos três balões. Em uma das bexigas ela coloca o arroz da opção anterior, em outra ela coloca flores e no último ela põe umas bolinhas molinhas, como se fossem bolinhas de gude menorzinhas e molinhas. 

Gostou das ideias? Qual dos vídeos você achou mais interessante? Comenta aqui embaixo!

Foto de capa: Unsplash

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize