Desempenho Motor Fino na T21

Desde muito cedo, crianças são estimuladas a andar, falar, alcançar, aprender e manipular objetos. Esses passos são essenciais para o desenvolvimento infantil e não é diferente com as crianças com T21. Nós escrevemos por aqui sobre a algumas atividades e estímulos para pessoas com Síndrome de Down.

Alguns fatores influenciam diretamente o desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida, sendo observado que ambientes ricos em estímulos favorecem o desenvolvimento motor, com destaque para habilidades motoras finas. 

No artigo Desempenho motor fino e funcionalidade em crianças com síndrome de Down (2012) , escrito por Aline Cirelli Coppede, Ana Carolina de Campos, Denise Castilho Cabrera Santos e Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha, o objetivo do estudo foi comparar o desempenho motor fino de crianças com síndrome de Down (SD) e crianças típicas.

No que se refere à síndrome de Down (SD), restrições intrínsecas como a hipotonia muscular e a hipermobilidade articular contribuem para o atraso no desenvolvimento motor, para a lentidão na realização dos movimentos e para alterações no controle postural. Essas características diminuem a possibilidade de experiências motoras e de exploração do ambiente, o que prejudica o desempenho das habilidades motoras finas e destreza manual. Todos os bebês com síndrome de Down devem ser acompanhados por um fisioterapeuta especialista em crianças com a trissomia desde cedo, para estimular seu desenvolvimento motor amplo. 

Através da análise estatística realizada com 24 crianças, sendo 12 crianças pertencentes ao grupo típico (T) e 12 crianças com T21, o artigo concluiu que o segundo grupo apresentou perfil motor fino e funcional inferiores às crianças com desenvolvimento típico, mas o desempenho funcional do grupo SD esteve adequado segundo o esperado para a faixa etária. 

Inspirações

Inserimos aqui um vídeo da Jackeline Tomazi, que propõe 3 exemplos de atividades para fortalecer a coordenação motora fina, estimulando a atenção e concentração dos pequenos e pequenas. A blogueira enfatiza que todas as atividades podem e devem ser feitas por crianças com alguma deficiência.

Por fim, se você tiver alguma sugestão de estímulos que podem ser realizados por quem tem T21, deixe nos comentários pois estamos com algumas ideias e novidades pela frente! 😉

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize