Desenvolvimento Precoce na Síndrome de Down

Lembra que falamos por aqui sobre o Desenvolvimento do Motor Fino na Síndrome de Down? Hoje viemos falar sobre a estimulação precoce para que esse desenvolvimento ocorra! 😉

As crianças com T21 precisam de mais tempo e estímulo da família, acompanhado de um fisioterapeuta, com o objetivo de desenvolver o controle e suas habilidades motoras. Uma estimulação correta nos primeiros anos de vida pode contribuir em diversos aspectos, como desenvolvimento motor, comunicação e cognição.

#PraCegoVer: Duas mulheres olham para um bebê com Síndrome de Down. Ele está centralizado na foto, de fralda, deitado e olhando para uma das mulheres. Uma está com a mão no braçinho dele e a outra está mostrando um brinquedo para a criança.

A vontade de ensinar dos pais e responsáveis somada à ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é fundamental nesta etapa. Através dessa rede de apoio, as brincadeiras e ferramentas direcionadas para as crianças podem se ampliar e se tornar uma forma de aprender mais.

Como fazer?

O Movimento Down disponibilizou um Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down. Com isso, o portal direciona a faixa etária e o objetivo do manual.

São exercícios simples para se fazer no dia a dia. O Guia, que foi lançado em 2012 cobrindo a faixa etária de 0 a 12 meses (até 1 ano), tem agora versão ampliada, com atividades também para crianças de 12 a 36 meses (de 1 a 3 anos). A ideia é que a família tenha em mãos um manual completo de estimulação para os primeiros anos de vida da criança, podendo oferecer assim condições para que ela desenvolva suas capacidades desde o nascimento.

Aqui vai um spoiler do que você encontra no Manual!

#PraCegoVer: Na imagem, encontramos 7 dicas para ajudar seu filho
a se desenvolver melhor.

Eles também disponibilizaram vídeos tutoriais com exercícios de estimulação podem ser realizados em casa ou com o apoio de profissionais.

No nosso canal do Youtube, falamos sobre esse desenvolvimento precoce com a fisioterapeuta e ativista na T21, Roberta Mustacchi e em breve vamos lançar vídeos com exercícios para serem feitos em casa. Acompanhe o Projeto Edur! <3

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize