Interação fraternal em crianças com T21

No artigo Padrões de Interação Genitores-Crianças com e sem Síndrome de Down (2006), as autoras Nara Liana Pereira Silva e Maria Auxiliadora Dessen trazem significativas contribuições para a compreensão de como se desenvolvem as interações parentais em famílias de crianças com Síndrome de Down.

Nessa pesquisa, o subsistema genitores-criança foi priorizado pois as interações desenvolvidas neste caso exercem influência maior no desenvolvimento da criança.

O que os genitores e sua criança fazem juntos?

As atividades desenvolvidas pelas famílias foram diversificadas porém, houve predominância das atividades ‘Lúdicas’ em detrimento das demais. As atividades realizadas mais freqüentemente foram as ‘Brincadeiras’ (42,5%), seguidas por ‘Conversar’ (20%), ‘Assistir à televisão’ (10,9%), ‘Socializar’ (9,5%) e ‘Atividades artísticas’ (8,6%).

Em conclusão, pais e mães devem ser estimulados a desenvolver interações mais sincrônicas e amistosas com suas crianças SD. Os dados do artigo sugerem, também, a necessidade de que programas de intervenção e prevenção sejam direcionados às famílias.

Para que essa interação exista de forma natural e seja regada com compreensão, alguns direcionamentos são necessários. Neste post, damos dicas sobre alguns livros com atividades que ajudam no desenvolvimento psicomotor de crianças com Síndrome de Down e que podem ser feitas em casa.

É importante entender que as relações não podem se limitar a pai/mãe e filho mas também entre irmãos. Nas famílias com alguma criança que tenha SD, os genitores relataram que o filho típico tem a responsabilidade de cuidar do irmão com SD. E em outros casos, os pais afirmam que existe o cuidado mútuo. Dessa forma, o amor e cuidado são constantes. <3

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