Livros para ajudar no desenvolvimento psicomotor de crianças com Síndrome de Down

Durante o desenvolvimento do bebê é muito importante que a criança com Síndrome de Down seja estimulada. A estimulação precoce, segundo o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, é um conjunto de exercícios e cuidados para auxiliar no desenvolvimento do indivíduo. Portanto, ele é útil para todas as pessoas que apresentarem alguma condição que pode interferir na sua evolução. 

No tratamento da estimulação precoce profissionais como terapeutas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas realizam atividades para incentivar as partes motoras e cognitivas do bebê. Isso colabora com a aquisição de habilidades que facilitam o aumento da independência e a e interação com o ambiente. Além do trabalho realizado em consultório, a família participa desse processo em casa desenvolvendo atividades para potencializar o resultado da intervenção. Essas dinâmicas são indicadas pelos profissionais da saúde, como um dever de casa da mamãe e do papai. 

Outro auxílio no desenvolvimento do bebê, que não substitui o tratamento profissional, é a promoção de atividades educativas e que estimulam a interação da criança com a família. Por isso, fizemos uma lista com alguns livros que podem ajudar nesse processo. Confira!

125 brincadeiras estimular o cérebro do seu bebê

Esse livro é sobre brincadeiras para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê (Foto: Reprodução Amazon Brasil)

150 jogos para a estimulação infantil

Esse guia propõe atividades para crianças de 0 a 3 anos e pode ser utilizado por famílias e por professores em sala de aula. O objetivo do livro é promover no bebê autoconhecimento e o reconhecimento do espaço ao seu redor (Foto: Reprodução Amazon Brasil)

Estimulação do Desenvolvimento Neuropsicomotor: Um Guia de Exercícios para o Recém-Nascido e Lactente

Esse livro não só propõe exercícios para incentivar a parte do motora do bebê, como também enfoca na estimulação precoce de crianças com deficiência e microcefalia (Foto: Reprodução Amazon Brasil)

Brincando de mindfulness: 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças

Esse guia é diferente, pois ele é formado por cartinhas. Cada papel propõe um exercício diferente para ensinar concentração para crianças. Entre as resenhas, disseram que recomendariam esse livro para crianças a partir de oito anos. Então essa dica não serve para bebês (Foto: Reprodução Amazon Brasil)

Material de apoio:

http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/237-estimulacaoprecoce

Imagem de capa:  Jelleke Vanooteghem  via Unsplash

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize