O (A)típico no Arraiá do Amor

Neste último dia do mês de junho, fazemos uma retrospectiva das tantas festividades que pudemos comemorar em casa. Desde o dia dos namorados aos santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro, e entre outras comemorações típicas de cada região. Para melhorar, as alegrias dessa celebração continuam em julho.

A inclusão social e cultural podem ser praticadas em cada comemoração, inclusive na hora das brincadeiras e comidas típicas.

As brincadeiras tradicionais como a roleta, pescaria, latas, corrida do saco, boca do palhaço, argola, tiro ao alvo, arco e flecha, entre outras, exigem que a criança tenha uma boa coordenação motora fina e grossa, nós já falamos sobre o desempenho para pessoas com Síndrome de Down por aqui. Além disso, envolve o controle de força, equilíbrio e boa capacidade de visão.

Como praticar?

Para isso, faz-se necessária uma adaptação de brincadeiras para que possam ser realizadas por todos e todas. O objetivo é flexibilizar as regras e facilitá-las para que as pessoas tenham acesso e oportunidade de brincar/interagir. Somado à isso, todas as atividades podem ser feitas dentro de casa.

No jogo das latas tradicional, por exemplo, é indicado arrumar as latas em formato de pirâmide. A base deve ter quatro latas, em cima dela mais três e assim por diante numa ordem decrescente.

Na Escola Municipal Zulema Cotrim, em Vitória da Conquista (BA), os alunos se vestiram de caipiras para dançar uma coreografia ao som da canção Xote das meninas (Luiz Gonzaga-Zé Dantas). Enquanto dançavam, eles faziam uma tradução simultânea da letra da música, de acordo com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em conclusão, precisamos nos conscientizar como coletivo para poder atuar na inserção da diversidade. Precisamos ter mais sensibilidade e empatia com a realidade do outro para que isso possa ser feito em todos os ambientes e celebrações.

Referências
https://www.pmvc.ba.gov.br/festa-junina-da-escola-zulema-cotrim-revela-busca-por-inclusao-na-rede-municipal-de-ensino/
http://naescola.eduqa.me/rotina-pedagogica/5-atividades-para-praticar-inclusao-na-festa-junina/
http://naescola.eduqa.me/relatorios/inclusao-na-festa-junina/

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize