Tecnologias Assistivas e seus impactos

Por Lívia Santana, psicopedagoga e coordenadora do LIVOX

Tecnologia é a palavra do momento, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar como ela pode se aplicar à rotina de pessoas que apresentam quaisquer limitações intelectuais?

As tecnologias assistivas são recursos que têm a finalidade de ampliar as possibilidades de uma pessoa com deficiência e limitações cognitivas ou motores as propiciando uma vida normal, independente e inclusiva. Tais ferramentas vão desde um lápis adaptado a um software ou aplicativo que tem como objetivo comum promover um melhor desenvolvimento a essas pessoas.

Mas como elas promovem independência e desenvolvimento de fato?

Uma de nossas maiores parceiras, Lívia Santana, especialista em psicopedagogia clínica e institucional e coordenadora da LIVOX – aplicativo de comunicação alternativa para pessoas com deficiências – contou pra gente um pouco de sua experiência com as tecnologias assistivas e os impactos proporcionados por elas:

Hoje dizemos muito que trabalhamos com a política de inclusão, porém essa inclusão não acontece se não promovermos o aprendizado, se não sairmos da inércia.

A inclusão na verdade acontece a partir do momento que você para pra pensar nas dificuldades individuais de cada aluno e o que você pode fazer para sanar essas dificuldades, não é só ter a pessoa em um espaço dito “comum”.

E quais são os benefícios e resultados?

O impacto que essas tecnologias trazem pra vida dessas pessoas, é imenso! Por exemplo, uma pessoa que não se comunica verbalmente, se você a leva para dentro de uma sala de aula sem a promoção de ferramentas para que ela se comunique e aprenda dentro de suas limitações, isso não é inclusão

O primeiro benefício que a tecnologia assistiva traz é a quebra de barreiras, ou seja, a quebra daqueles paradigmas de que esses indivíduos não são capazes de aprender. Mas é importante salientar que se faz necessário um aprofundamento em conhecer cada aluno, pensar em cada grau de desenvolvimento para que as ferramentas certas possam ser aplicadas. E é nesse momento que eles começam, de fato, a se sentir pertencentes àquele local tendo condições reais de se desenvolverem.

O bacana disso é que os resultados não estão só relacionados ao desenvolvimento infantil mas também à entrada no mercado de trabalho, pois eu vejo como a tecnologia está além das escolas estimulando a inteligência deles e como isso já está começando a levá-los para cargos que antes eles não assumiam. 

Como na grande maioria das vezes eles são automaticamente limitados pela família e pela sociedade, o desenvolvimento para a vida fica prejudicado, por isso, sem dúvidas, o maior impacto que as tecnologias têm trazido para a vida dessas pessoas é a independência!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário sobre o assunto! E fique de olho pois lançaremos mais conteúdos sobre esse tema! 😉

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Font Resize